Home Office e o Coronavírus

Com a pandemia, muitas empresas que não admitiam o trabalho em home office (teletrabalho), começam a ver os benefícios desse sistema e pensam, no futuro próximo, criar um movimento híbrido onde se mescla trabalhos em casa e na corporação.
Portanto, fica claro imaginar que o trabalho feito nas residências será uma realidade que não tem mais volta. Mas isso não quer dizer que, não estando o trabalhador no espaço corporativo, as empresas deixam de ser responsáveis pela saúde dos funcionários.
Mesmo que eles não exerçam suas atividades na companhia, a NR 17 (norma que regulamenta e fornece orientações sobre os procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e Medicina do Trabalho) é válida e deve o empresário segui-la para evitar possíveis transtornos trabalhistas.
É neste momento que o trabalho do arquiteto e designer se torna essencial. São esses profissionais que serão capazes de transformar um espaço da casa do trabalhador em um lugar mais adequado para que ele possa fazer suas atividades profissionais com mais conforto, mantendo sua saúde, produtividade e bem-estar.
Foi pensando nesta necessidade dos empresários que alguns profissionais da arquitetura e design estão criando para seus clientes corporativo o Kit Home Office que basicamente engloba: o projeto, uma boa mesa, cadeira, descanso para os pés, uma adequada iluminação feita por trilho ou luminárias adicionais, um pacote de internet adequado, computador, mouse pad, headset e soluções acústicas para os ambientes.
Financeiramente falando, esse tipo de auxílio é bastante interessante para os empresários, pois, além de custar menos do que manter o trabalhador no escritório, ele ajuda a evitar doenças ocupacionais que só em 2014, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social, foram responsáveis pelo afastamento de 251.5 mil pessoas só no Brasil.
A dorsalgia, mais comumente chamada de dor nas costas, é uma das doenças ocupacionais que mais afasta trabalhadores em nosso país. Só em 2016, 116 mil pessoas tiveram que se ausentar, no mínimo, 15 dias por conta desse problema que agora, na pandemia, certamente vai aumentar já que não são raros os relatos em redes sociais de pessoas usando a mesa e cadeira da sala de jantar ou da cozinha para trabalhar seis, oitos horas por dia. Com suporte de móveis inadequados para executar as tarefas diárias do escritório, essas dores se tornam constantes até ficarem crônicas levando ao afastamento e um histórico de dor difícil de se reverter a curto prazo.
SOLUÇÃO
A Mobília tem inúmeros produtos que auxiliam os profissionais da arquitetura e do designer a executarem um espaço corporativo nas residências dos colaboradores das empresas que os contratam para fazer o Kit Home Office. Um exemplo é o Mini Office, da Operis . Com alto nível de ergonomia, solução de tomadas para energia e telefonia, o design do móvel é simples, elegante e de fácil montagem.

Mesa Operis é uma das formas de se ter um home office perfeito
Outro elemento importantíssimo para ergonomia num ambiente de trabalho é a cadeira. Na Mobília, existem diversas opções para os mais variados estilos de projetos. A cadeira Tecton, da Flexform, é uma dessas cadeiras que se destaca para o teletrabalho, pois tem regulagem de altura e profundidade do assento, apoio lombar ajustável e os braços possuem regulagem de altura, largura e profundidade.
Além de permitir a combinação de inúmeras cores, o que é bastante interessante para ambientes descontraído como os de uma casa, o móvel tem contornos arredondados – desde a sua estrutura ao estofado - que permite o não pressionamento, por exemplo, das veias das pernas impedindo problemas como trombose.

Os segredos do home office adequado perpassa por uma cadeira Flexform
Saiba mais sobre esses e outros móveis oferecidos pela Mobília Soluções. Entre em contato conosco!